Quem nos visitou???

VOTE NO TOP 30

;

24 de abril de 2009

CIRANDA DE LEITURA



A professora do 2º ano de escolaridade Gilmara Sobrinho, na semana do dia Nacional do livro infantil promeveu em sua sala uma ciranda de leitura, com o intuito de despertar o gosto e o prazer pela leitura.
"Despertar o gosto e o prazer pela leitura é um dos compromissos com a Educação.
A cada dia entramos em um mundo diferente, descobrimos a magia da leitura, nos sentindo livres para voar nesse mundo imaginário da leitura" diz Gilmara.

23 de abril de 2009

CAMINHADA DA SAÚDE


A Escola Délfica através de seus Diretores Renata e Márcio, está com mais uma novidade para toda comunidade escolar de Barra do Furado.

Dando continuidade ao projeto pedagógico da escola " Quem cuida Preserva" acontecerá a Caminhada da saúde"

O evento ocorrerá dia 30/04 às 18:30 sob orientação do professor de Educação Física Sandro Luis. Essa caminhada tem como objetivo principal incentivar a prática da atividade física e sua importância.

A duração dessa atividade será de 15 a 35 minutos e ao final da caminhada o professor vai aferir a frequência cardíaca dos participantes.

Vale lembrar que todos estão convidados!!!

21 de abril de 2009

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

18 DE ABRIL
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil.
Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.O livro faz toda a diferença na formação de uma criança.
Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

18 de abril DIA NACINAL DO LIVRO INFANTIL

18 DE ABRIL
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


MONTEIRO LOBATO


" Um país se faz com homens e livros "

(Monteiro Lobato)


José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar.
Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.
Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o Cenáculo e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, que tinha como título o mesmo nome daquela moradia de estudantes. Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.
Viveu um tempo como fazendeiro, foi editor de sucesso, mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917.
Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do narizinho arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta. Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendasDo folclore nacional. E fez mais: misturou eles todos com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Trabalhando a todo vapor, Lobato teve que enfrentar uma série de obstáculos. Primeiro, foi a revolução dos Tenentes que, em julho de 1924, paralisou as atividades da sua empresa durante dois meses, causando grande prejuízo. Seguiu-se uma inesperada seca, obrigando a um corte no fornecimento de energia. O maquinário gráfico só podia funcionar dois dias por semana. E numa brusca mudança na política econômica, Arthur Bernardes desvalorizou a moeda e suspendeu o redesconto de títulos pelo Banco do Brasil. A conseqüência foi um enorme rombo financeiro e muitas dívidas. Só restou uma alternativa a Lobato: pedir a autofalência, apresentada em julho de 1925. O que não significou o fim de seu ambicioso projeto editorial, pois ele já se preparava para criar outra empresa. Assim surgiu a Companhia Editora Nacional.
Sua produção incluía livros de todos os gêneros, entre eles traduções de Hans Staden e Jean de Léry, viajantes europeus que andaram pelo Brasil no século XVI. Lobato recobrou o antigo prestígio, reimprimindo nela sua marca inconfundível: fazer livros bem impressos, com projetos gráficos apurados e enorme sucesso de público.Sofreu perseguições políticas na época da ditadura, porém conseguiu exílio político em Buenos Aires. Lobato estava em liberdade, mas enfrentava uma das fases mais difíceis da sua vida. Perdeu Edgar, o filho mais velho, e presenciou o processo de liquidação das companhias que fundou e, o que foi pior, sofreu com a censura e atmosfera asfixiante da ditadura de Getúlio Vargas. Partiu para a Argentina, após associar-se à Brasiliense e editar suas Obras Completas, com mais de dez mil páginas em trinta volumes das séries adulta e infantil. Regressa de Buenos Aires, em maio de 1947, para encontrar o país às voltas com situações conflituosas do governo Dutra. Indignado, escreveu "Zé Brasil". Nele, o velho Jeca Tatu, preguiçoso incorrigível, que Lobato depois descobriu vítima da miséria, vira um trabalhador rural sem terra. Se antes o caipira lobatiano lutava contra doenças endêmicas, agora tinha no latifúndio e na distribuição injusta da propriedade rural seu pior inimigo.Os personagens prosseguiam na luta, mas seu criador já estava cansado de tantas batalhas.
Monteiro Lobato sofreu dois espasmos cerebrais e, no dia 4 de julho de 1948, virou "gás inteligente" - o modo como costumava definir a morte. Foi-se aos 66 anos de idade. Deixando uma imensa obra para crianças, Jovens e adultos, e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.


17 de abril de 2009

COMEMORANDO A PASCOA

No dia 09/04 os alunos da Educação infantil e 1º segmento comemoraram a páscoa com apresentações belíssimas.
Foi feito uma reflexão com os alunos para que percebessem o verdadeiro sentido da Páscoa, lembrando do renascimento, do amor e do perdão uns para com os outros.

Os alunos apresentaram textos sobre significado e símbolos da páscoa e apresentações musicais cheias de graciosidade.
No final, a escola ofereceu bolo de chocolate a todos os alunos e os professores distribuiram lembrancinhas de chocolates.


16 de abril de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA - Pedagogia

A brincadeira e o jogo, movimento natural e espontâneo (que ocorre na recreação) são fatores fundamentais em toda e qualquer escola de educação infantil e fundamental, uma vez que os mesmos contribuem na educação e formação geral do educando.
Através do lúdico que a criança abandona o seu mundo de necessidades e constrangimentos e se desenvolve, criando e adaptando uma nova realidade à sua personalidade. A infância é, portanto, um período de aprendizagem necessária à idade adulta. É nesse momento que a brincadeira se torna uma oportunidade de afirmação do seu “eu”.
Brincando a criança se torna espontânea, desperta sua criatividade e interagem com seu mundo interior e exterior.
Através das atividades lúdicas podemos perceber dificuldades motoras, intelectuais e afetivas dos nossos educandos.
O desporto escolar faz com que os alunos aprendem regras, trabalho em equipe, condicionamento fisico, competitividade, respeito etc.

Cronograma de eventos no 1º semestre de 2009:


Educação infantil e 1º ano
oficina de brinquedos: pais ou responsável construindo junto com o aluno fazendo uma interação.

2º ano ao 5º ano
oficina de jogos

6º ano ao 9º ano
teatro da saúde: teatro sobre sedentarismo e vida ativa (alimentação, postura, obesidade etc).

EJA
caminhada da saúde: caminhada no bairro (frequência cardíaca, percentual de gordura)











1º CONCURSO DA SALA DE INFORMÁTICA

CONCURSO MASCOTE DO LABORATÓRIO E DO BLOG
Nestas últimas semanas os alunos do 6° ao 9° ano de escolaridade da escola, estão mergulhados no nosso primeiro concurso.
Em cada turma será escolhido o mascote da turma, que logo logo estará exposto aqui no nosso blog. Pois aqui será feita a enquete e eleito por votação o MASCOTE do laboratório de informática e do blog.
O mascote campeão será colocado em lugar de destaque no nosso blog, Délfica Notícias ( futuro jornal) e no laboratório de informática em lugar de destaque também. Ele fará parte como personagem principal em nossas histórias educativas e informativas nos projetos da escola.
O prêmio vocês querem saber o que é?
Ahhhhhhhhhhhhh,
Isso vai ficar para a próxima postage, quando já tivermos os seis Mascotes finalistas.
Não deixem de acompanhar!
A todos vocês, candidatos BOA SORTE!
Que vença o melhor e mais criativo!!!!
Bjs AnaBia (profª de infor)

PALESTRA SOBRE A INSTALAÇÃO DO ESTALEIRO EM BARRA DO FURADO

PALESTRA SOBRE A INSTALAÇÃO DO ESTALEIRO EM BARRA DO FURADO
















A Escola Délfica, nesta última 3ª feira (13/04) promoveu em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico uma palestra sobre a instalação do Estaleiro em Barra do Furado.
Os secretários Haroldo Carneiro da Silva ( Desenvolvimento Econômico) e José Ricardo Pettruzzi (Meio Ambiente) explanaram sobre o projeto e esclareceram eventuais dúvidas da comunidade, abordando também seus pontos positivos e negativos.

A participação da comunidade foi bastante relevante, preocupados com casas próximas a Barrinha, o turismo na localidade, as oportunidades na geração de emprego para as pessoas da comunidade dentre outras questões abordadas.
Foi também citado pelo secretário Haroldo Carneiro, que se tudo correr bem como tem acontecido , as obras iniciarão provavelmente a partir do segundo semestre deste ano, já iniciando também a preparação de profissionais com cursos de capacitação para a população local.
Este dia fica marcado como mais uma atitude de esclarecimento e envolvimento da localidade com este grande empreendimento que está a nossa porta e que já deixou de ser somente um sonho e está se tornando legalmente realidade.

POSSE DOS REPRESENTANTES DE TURMA 2009




A filosofia da Escola é " despertar os alunos para o exercício da cidadania, oferecendo uma educação de qualidade através de atividades aplicadas à vida, despertando cidadãos críticos e pensantes que contribuem para um mundo melhor". Seguindo este princípio no último 1° de abril foi a cerimonia feita exclusivamente para dar posse aos novos representantes de turma eleitos.
Uma solenidade foi elaborada especialmente para dar posse aos representantes, inclusive com a presença do secretário de Educação Arnaldo Mattoso, da coordenadora do departamento de ensino Maria aparecida e da diretora de Divisão de ensino fundamental Lucinha.
No evento eles fizeram o juramento e receberam certificados e crachás.
Para a diretora Renata Palmeira e o diretor adjunto Márcio Pessanha esta é uma iniciativa muito importante.
" Trata-se de um exercício de cidadania e um preparo para a vida política adulta quando terão oportunidade de escolher seus representantes com responsabilidade". diz Renata.
Os representantes de turma são responsáveis por defender os interesses dos alunos.
A coordenadora do 6° ao 9° ano Marcia Jobim destaca a grande importância de dar voz e responsabilidades aos alunos que com o tempo percebem suas vocações e espírito de liderança, desembocando em uma atividade saudável e produtiva, tanto para as turmas quanto para a escola.





ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMA 2009

No dia 25/03 (quarta-feira) ocorreu a tão esperada Eleição, onde através do voto, cada aluno expos sua vontade, indicando quem gostaria que fosse eleito representante de sua turma.
Algumas turmas solicitaram que a aurna ficasse em local mais reservado, para que seu voto fosse realmente sercreto, outros mais ansiosos pelo resultado e torcida aberta nao se importavam com o segredo do voto.
"Temos o direito a um voto secreto, então vamos utilizar esse direito."
falou Daniel um dos candidatos a representante.
Uma coisa era certa, todos estavam anciosos para que a apuração ocorresse o mais rapido possível.
Nesse período foram eleitos também os professores conselheiros, que alem de auxiliar aos representantes eleitos, estará para aconselhar e auxiliar a turma no que for cabivel.


O resultado da eleição ficou assim:

Turma 600 >>>>> Kassiana e Libyane
Turma 601 >>>>> Geovana e Jenniffer
Turma 700 >>>>> Daniel e Ianca
Turma 800 >>>>> Vanderson e Romário
Turma 801 >>>>> Mônica e Leandro
Turma 900 >>>>> Juliana e Kayque

PARABÉNS AOS REPRESENTANTES DE TURMA ELEITOS!!!!

8 de abril de 2009

REPRESENTANTES DE TURMA - CAMPANHA


No dia 24/03/2009 (quarta-feira), os candidatos a representante de turma da escola fizeram seus últimos contatos de campanha, onde explanaram suas propostas de campanha e disseram o que lhes motivaram a serem candidatos.
Foi espalhado na escola e principalmente nas suas respectivas salas suas propostas de campanha.
Inflamados discursos de campanha juntamente com o nervosismo perante seus eleitores que de certo estavam atentos a ouvi-los, pois daquela escolha estariam depositando por um semestre nas mãos dessas pessoas uma confiança de ajuda para a turma em si.
Este dia ficou marcado pela ansiedade do dia posterior, o dia da eleição que seria realizada a eleição.
A eleição dos R.T. , representa para eles (alunos) o direito de começar a exercer sua cidadania, com o direito de opinar e escolher, estando enfatizado que se escolherem bem, terão bons lideres e representantes.
Parabéns a todos os candidatos que participaram com afinco e responsabilidade.

10 de Fevereiro dia da Internet Segura

INTERNET COM SEGURANÇA

Pensamento




"As pessoas mudam
quando se dão conta do potencial
que tem para mudar as coisas
."
(Paulo Coelho)