Quem nos visitou???

VOTE NO TOP 30

;

28 de março de 2009

O COMPUTADOR NA ESCOLA

A informática quando adotada nas escolas deve se integrar ao currículo, não como uma disciplina, mas como uma ferramenta, inclusive multidisciplinar, o laboratório de informática deve ser mais um espaço pedagógico dentro da escola, que o professor terá a sua disposição, para oferecer aos alunos uma ferramenta que torne uma simples atividade, mais atrativa, lúdica e dinâmica.
As escolas não podem deixar de aderir a essas transformações, a nossa proposta é oferecer a informática a serviço de projetos educacionais, dar condições de trabalho a partir de temas ou atividades, tornar mais atrativo conteúdos das diversas disciplinas da grade curricular.O professor terá a oportunidade de diversificar a abordagem de seus conteúdos com o uso do computador. As aulas no laboratório de informática irão trazer mais motivação e interesse pelos conteúdos. Ao voltarem para a sala de aula, os alunos irão debater o assunto pesquisado na informática, onde todos com certeza, participarão com mais conhecimento.Neste sentido a máquina nunca irá substituir o professor e sim colocá-lo como agente de motivação e tirando assim o máximo proveito desta tecnologia. No processo de aprendizagem a informática proporcionará possibilidades múltiplas de atividades diversificadas, desafios propostos dentro do conteúdo trabalhado.Temos que encarar essa tecnologia como uma forte aliada para desenvolver qualquer abordagem educativa que o Educador queira escolher. O Computador não tem autonomia, a sua finalidade será determinada pelo conteúdo escolhido, pela metodologia de uso adotada e pela intervenção direta do facilitador e do professor. As transformações tecnológicas alteram o processo de ensino-aprendizagem, e é papel da escola acompanhar essas novas exigências. Com a explosão tecnológica, a Informática Educacional tornou-se necessária, no ambiente escolar. Ressaltamos que a Escola não deve implantar um laboratório de informática apenas para marketing de sua instituição, ou mesmo para torná-lo um curso profissionalizante, mas sim contratar profissionais qualificados para dar a esta nova ferramenta, o sentido pedagógico que a mesmadeverá ter no espaço educacional.
Ana Beatriz Rangel (profª de informática)


24 de março de 2009

CINEMA NA ESCOLA

O Cinema na Escola...

... tem como propósito despertar o interesse do aluno pela dramaturgia.
Esse projeto visa atender toda comuindade escolar e convidados . Os filmes serão passados sempre em consonância com o projeto politico da escola.
E após a apresentação, na aula subsequente os professores ( dependendo do roteiro do filme), fará algum trabalho com os alunos a respeito do mesmo.
Na última sexta feira ( 21/03) foi a estréia do CINEMA NA ESCOLA com o filme "A procura da Felicidade" com Will Smithy, uma história de dedicação e esforço próprio pra vencer desafios da vida e ainda ser feliz e proporcionar felicidade ao seu filho.

" Uma história linda e emocionante que nos leva a refletir sobre a nossa vida e nos dá força para lutar e buscar nossos sonhos."
Prof° Ana Beatriz Rangel - prof de Informática


"O filme é de extrema sensibilidade para tratar de assunto como o desemprego e o valor essencial do ser humano, o amor nesse caso do Pai pelo Filho. E nenhum momento deixou seu filho desamparado, ou se drogou nos momentos difíceis, mas com fé e sempre a daquela felicidade, que só existe bem dentro de si, conseguindo alcançar a tal felicidade. Filme emocionante que vale a pena ver tantas vezes for possível."
Diretor Adjunto Márcio Pessanha
"Gostei muito do filme ' a procura da felicidade' pois nos passou uma mensagem de nunca desistir de nossa felicidade, uma lição de vida e que nunca devemos desistir de nossos sonhos."
Jocélia 2ª fase
"O contexto do filme possibilitou uma reflexão bastante positiva, já que permitiu traçar um comparativo com a realidade de cada aluno, pois retratou a história de luta, garra e determinção, fatores bem presentes na vida de quem, como eles objetiva concretizar sonhos 'em busca da felicidade' .
Profª Olívia EJA-3ª/4ª Fase

"Ele lutou muito, junto ao filho, para chegar aonde ele queria.
Se a gente não lutar, não correr atras do que queremos, não chegamos a lugar nenhum."
Maria da Conceição Ribeiro da Silva Santos- 4ª Fase

14 de março de 2009

8 de março DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Queridas

Segue o meu carinho a todas vocês pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER
NADA MAIS CONTRADITÓRIO DO QUE "SER MULHER"...
MULHER QUE PENSA COM O CORAÇÃO, AGE PELA EMOÇÃO E......
VENCE PELO AMOR.QUE VIVE MILHÕES DE EMOÇÕES NUM SÓ DIA E......
TRANSMITE CADA UMA DELAS, NUM ÚNICO OLHAR.
QUE COBRA DE SI A PERFEIÇÃO E VIVE ARRUMANDO DESCULPAS PARA OS ERROS, DAQUELES A QUEM AMA.
QUE HOSPEDA NO VENTRE OUTRAS ALMAS, DÁ A LUZ E DEPOIS FICA CEGA, DIANTE DA BELEZA DOS FILHOS QUE GEROU.
QUE DÁ AS ASAS, ENSINA A VOAR MAS NÃO QUER VER PARTIR OS PÁSSAROS, MESMO SABENDO QUE ELESNÃO LHE PERTENCEM.
QUE SE ENFEITA TODA E PERFUMA O LEITO, AINDA QUE SEU AMOR NEM PERCEBA MAIS TAIS DETALHES...
QUE COMO UMA FEITICEIRA TRANSFORMA EM LUZ E SORRISO...... AS DORES QUE SENTE NA ALMA, SÓ PARA NINGUÉM NOTAR.
E AINDA TEM QUE SER FORTE, DAR O OMBROPARA QUEM NELE PRECISE CHORAR.
FELIZ DO HOMEM QUE POR UM DIA SOUBER, ENTENDER......A ALMA DA MULHER!


Beijinhos e PARABÉNS para todas nós.

14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA

No dia 14 de março comemora-se o Dia Nacional Da Poesia.

Dia em que nasceu o nosso Poeta dos Escravos, Antonio Frederico de Castro Alves.






MEMÓRIA PÓSTUMAS DE CASTRO ALVES

(Fragmento)

Nascimento e Infancia
Morri no dia 6 de julho de 1871, às três e meia da tarde, na cidade de Salvador. Nasci no dia 14 de março de 1847, na fazenda das Cabaceiras, perto de Curralinho, cidade que hoje tem o meu nome. Não estranhem o fato de eu começar minhas memórias pela data da morte. Diante da eternidade, não há muita diferença entre o que é princípio e o que é fim: tudo se mistura, se apaga e se acaba na roda-viva dos séculos.Meus pais foram o doutor Antônio José Alves e dona Clélia Castro, filha de José Antônio da Silva Castro, que foi um dos heróis da Independência da Bahia, conquistada em 2 de julho de 1823. Em muitas províncias os portugueses não acataram a proclamação do Sete de Setembro, e queriam nos manter atados à Coroa lusitana. Na Bahia, meu avô materno ajudou a derrotar o general Madeira, comandante das tropas inimigas, e com isso confirmar a Independência do Brasil. Papai foi um médico famoso. Estudou na Europa, de onde enviava cartas bem românticas à minha futura mãe. Casaram-se, e logo encomendaram a prole: José Antônio foi o primeiro; eu, Antônio, o segundo; Guilherme, o terceiro; sem esquecer João, de morte prematura. Essa seqüência masculina só foi quebrada em 1852, com o nascimento de Elisa.


A escola e os primeiros poemas


A vida na fazenda começava a ficar limitada demais para a ambição de meu pai. No começo de 1854, fomos morar em Salvador, na rua do Rosário nº 1. Esta casa, que marcaria de forma definitiva a minha vida, era cheia de lendas e mistérios: uma linda moça, Júlia Feital, nela foi assassinada pelo noivo, que, louco de ciúmes, a teria fulminado com uma bala de ouro.
Nesta casa nasceram minha querida irmã Adelaide e a caçula Amélia, em 1855, empatando em 3 x 3 o jogo entre homens e mulheres.
Além de praticar a ciência, papai era dado à pintura. Em 1856, foi um dos fundadores da Sociedade das Belas-Artes da Bahia, mesmo ano em que iniciei os estudos no Colégio Sebrão.
Mas logo me transferi para o Ginásio Baiano, do doutor Abílio César Borges, futuro barão de Macaúbas. Para a época - 1858 - as idéias do doutor eram o máximo: estudávamos várias matérias ao mesmo tempo, não recebíamos castigos físicos, éramos incentivados a participar de torneios literários.
Para mim, que já trazia o amor Améliaà arte cultivado em família, foi uma espécie de preliminar (desculpem a imodéstia) para a glória futura.
Celebrávamos principalmente as datas cívicas, e esse amor prematuro aos feitos brasileiros deixou sementes que iriam germinar na minha poesia de adulto. Eu já gostava de falar em público, de recitar poemas que, cuidadosamente, anotava num caderninho. Mais tarde, tive a sabedoria de dar fim a essa poesia, impedindo que os primeiros textos de Cecéu (como eu era conhecido) fossem publicados em livro.
Desse período, a péssima notícia foi a morte de mamãe, em 1859, aos 33 anos. Desesperado, meu irmão tentou o suicídio. Não gosto de falar disso. Diferente de outros poetas, me incomodaria retratar minha mãe nos poemas. E o mano teve uma reação de louco. Loucura e morte eram os temas da moda: eu sofri os dois na carne.

REPRESENTANTES DE TURMA 2009 / ELEIÇÕES

Aconteceu nesta última quinta- feira a primeira reunião com decisão das chapas para a eleição para Representantes de Turma da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner.
Os alunos de 6º ao 9º se organizaram e montaram sua chapas.
Nesta primeira reunião a diretora Renata Palmeiras e a coordenadora Márcia Jobim passaram para os alunos algumas das regras contidas no regimento escolar e também eleito os professores conselheiros de cada turma.
Além da discussão de como seria realizada a eleição e a campanha, os candidatos a Representantes de Turma sentaram e criaram slogam de campanha, metas a serem buscadas e propostas de campanha.
A equipe envolvida nesta eleição está empenhada e com grande esperança de tempos de mudança e novas conquistas, pois despertando em nossos adolescentes e jovens o poder de liderançã e questionamento tras consequentemente o peso da responsabilidade e a vontade de liderar para mudar.





Os candidatos criando suas propostas de campanha

Olá queridos amigos,

É sempre bom falar sobre o Novo Acordo Ortográfico, e quanto mais falarmos, mais familiarizados ficaremos com as mudanças.

Há também sempre um jeito atrativo de levar estas mudanças para os nossos alunos.

Primeiramente trago para vocês:

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: muitos sotaques, uma grafia

Fonte: EducaRede

Desde janeiro de 2009, entrou em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Dúvidas, críticas e elogios compõem um mosaico de impressões sobre o Acordo que acaba de nascer nos oito países que falam Português
por José Alves
O que cinco países africanos, um asiático, um europeu e um da América do Sul podem ter em comum? Se a resposta for que os habitantes dessas oito nações utilizam-se da Língua Portuguesa para se comunicar, está correta. E é com a intenção de unificar a forma escrita da quinta língua mais falada no mundo, pronunciada por cerca de 230 milhões de pessoas, que os oito países lusófonos (que têm o português como língua oficial) do planeta – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil – aderiram ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a vigorar desde o dia 1º de janeiro de 2009. Vale ressaltar que as duas normas ortográficas – a usada até então e a prevista no acordo – serão aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012. Segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a língua será internacionalmente tanto mais importante quanto maior for o seu peso unificado. A CPLP ainda destaca que das quatro grandes línguas (Inglês, Francês, Português e Espanhol), o Português é a única com duas grafias oficiais.






NOVOS PARÂMETROS PARA A ESCRITA


Mas o que muda efetivamente a partir do acordo ortográfico? Em primeiro lugar é necessário observar que, como o próprio nome diz, a mudança é meramente ortográfica, ou seja, concentra-se exclusivamente na grafia, nas letras e na acentuação das palavras, o que significa não haver alterações na pronúncia ou flexão, diferentes entre os países lusófonos. As principais mudanças estão concentradas no fim do trema e das consoantes mudas, nas novas regras para o emprego do hífen, na inclusão das letras w, k e y no alfabeto e nas novas regras de acentuação. Apesar das mudanças, não houve uma alteração significativa se a análise utilizar como base a quantidade de palavras modificadas. Linguistas dos dois países, Antônio Houaiss, pelo Brasil, e João Malaca Casteleiro, português, afirmam que 0,43% das palavras no Brasil e 1,42% das portuguesas sofrem alterações.




(Clique na imagem para ler a tirinha)

13 de março de 2009

Primeira Gincana de 2009


Para iniciar o ano letivo de 2009, os professores e alunos do 6° ao 9° ano de escolaridade, surpreenderam e movimentaram a escola com a primeira gincana do ano.
Com o tema "Saber cuidar: Você sabe?" do projeto da SEMED, com enfoque no meio ambiente.
Cada professor lançou atividades de acordo com sua disciplina e o tema em questão.
Foram divididas cinco equipes sem distinção de ano de escolaridade, onde os aluno se organizaram de forma a se agruparem por afinidades, para resolverem as questões, atividades e desafios propostos.




As Equipes foram:

SOL
LUA
ÁGUA
FOGO
TERRA

As equipes foram todos os dias acompanhados por um professor monitor.







10 de março de 2009

Para Pensar

Ser Feliz


" Ser feliz é encontrar forças no Perdão,

Esperança nas Batalhas,
Segurança no Palco do Medo,
Amor nos Desencontros.
É agradecer a Deus
a cada minuto
pelo Milagre da Vida."


Fernando Pessoa

8 de março de 2009

TEMPO DE RECOMEÇAR...


Neste momento deixe de lado as lamentações, os pensamentos negativos, sua tendência em sentir que nada vai melhorar, as insatisfações, preocupações, enfim, a sensação de que não vai conseguir o que quer, mas que são sentimentos até naturais pelo próprio estresse do mundo. Deixe de lado o papel de vítima, de que tudo de ruim acontece com você e REAJA!Seja qual for o problema que você esteja passando, você pode reagir. Mas para que esse processo de mudança possa ocorrer é preciso que ocorra primeiro dentro de você.Lembre-se, os problemas não deixam de existir, mas o que pode fazer a diferença é a sua maneira de enfrentar um a um.Você pode não ter controle sob os fatores externos, pessoas, fatos, mas pode ter controle sob seus próprios pensamentos e a própria vida.Para isso você pode começar fazendo uma faxina mental. Vamos tirar tudo aquilo que faz sofrer de dentro de você.Faça uma lista agora mesmo do que incomoda, preocupa, irrita e das lembranças que não usa e não quer mais. Conforme for escrevendo ou lembrando do que você quer se livrar imagine realmente “saindo” de dentro de você.O que você quer jogar fora, tirar de dentro de você?Jogue fora aquelas palavras que ouviu e machucam até hoje.Jogue as mágoas, as lembranças de um dia triste. Jogue fora as desilusões, as brigas, a raiva, aquela angústia no peito, a tristeza, o desânimo, o fracasso, a insegurança, culpa, o medo, a depressão.Se estiver com alguma dor ou doença, imagine saindo de dentro de você.Jogue fora todas as expectativas frustradas, todos os relacionamentos doentes e destrutivos.Jogue fora tudo aquilo que não deu certo.Jogue fora tudo aquilo que te prende a um passado que faz sofrer. E também todas as tranqueiras que guardamos e machucam.Jogue fora fotos que só trazem lembranças tristes ou de quem te machucou.Para que guardar coisas que só trazem lembranças ruins?O que mais você quer jogar fora?Jogue sua ansiedade, seu vazio interno.Jogue fora a sua necessidade de comer sem parar.Jogue tudo fora, sem culpa e, se a culpa aparecer, também a jogue fora.Livre-se da sua necessidade de agradar, ser aprovado.Deixe de lado os sonhos de outras pessoas.Pare de carregar o mundo (problemas dos outros) nas costas e sinta-se leve, solte seus ombros, respire profundamente e ao soltar o ar por entre os lábios, imagine soltando e saindo de dentro de você toda energia negativa que existe dentro de você e prepare-se agora para resgatar ou recomeçar a ter os seus próprios sonhos.Depois que escreveu tudo isso numa folha de papel, você poderá amassar, rasgar ou colocar fogo para que o Universo transforme tudo isso.Agora vamos começar a preencher todo esse espaço vazio.Você irá escrever em outra folha de papel.Só que essa você não irá jogar fora, mas pode colocar uma gotas de perfume e guardar num lugar muito especial.Com o que você quer ocupar esse espaço?Coloque o que quiser, eu só vou dar algumas sugestões.Você pode começar imaginando uma linda luz azul envolvendo todo seu corpo, por dentro e por fora.Agora coloque dentro de você determinação, compreensão, serenidade, discernimento, calma, alegria, realização pessoal e profissional.Coloque ainda, beleza, prosperidade, sucesso, relacionamentos saudáveis.Coloque perdão, principalmente, o perdão por você mesmo.Imagine o relacionamento com aqueles que você ama, tranqüilo, com muita harmonia.Quais são seus sonhos?Sonhe alto…Queira o melhor do melhor!Queira coisas boas para sua vida.Preencha seu corpo com muita saúde, pois assim será mais fácil conquistar tudo que merece.Coloque ainda PAZ, sua capacidade de amar.E coloque dentro de você e em tudo que fizer na sua vida, muito AMOR, pois o amor verdadeiro é o sentimento mais forte e importante que existe.E é só por ele que sempre vale a pena RECOMEÇAR!!!E recomece quantas vezes for necessário.Para isso você só tem que acreditar que você consegue e que você merece!
Rosemeire Zago

10 de Fevereiro dia da Internet Segura

INTERNET COM SEGURANÇA

Pensamento




"As pessoas mudam
quando se dão conta do potencial
que tem para mudar as coisas
."
(Paulo Coelho)