Quem nos visitou???

VOTE NO TOP 30

;

22 de agosto de 2009

CULINARIA DA REGIÃO SUDESTE

Sudeste: Cozinha Carioca
Bife

Corte os bifes no sentido longitudinal, nem muito grossos, nem muito finos (6 centímetros de comprimento por 2 de espessura), de preferência filé mignon, contrafilé ou alcatra, pela ordem. Só na hora de fazer é que se devem bate-los, (mas não exageradamente), lavá-los, enxugá-los e polvilhá-los com sal.
Leve ao fogo uma frigideira com pouca manteiga (ou margarina) e deixe esquentar bem, até começar a sair fumaça abundante pelas bordas.
Se ficar muita gordura no fundo da frigideira, tire um pouco (para que os bifes fiquem fritos e não cozidos). Frite um bife de cada vez e, sobretudo não mexa.
Depois de alguns segundos, vire do outro lado, espere mais um pouco, esfregue-o no fundo da frigideira, vire, torne a esfregar e tire.
Quando estiverem prontos todos os bifes, torne a pô-los na frigideira com um pouco de manteiga e, assim que esta derreta, pode servir, com o molho resultante da manteiga no fundo da frigideira.

Pirão de Farinha

Em uma panela, recolha um bocado da água do cozido.
Vá juntando, no caldo fervente, em fogo baixo, farinha de mandioca crua, aos pouquinhos, mexendo sempre, até chegar a consistência desejada.

Bacalhau de Forno

Deixe o bacalhau (300 g) de molho.
No dia seguinte, tire as espinhas e a pele; afervente; corte em lascas grandes e grossas.
Cozinhe as batatas com um pouquinho de sal.
Corte 4 tomates e 2 cebolas em rodelas bem finas. Pique salsinha bem fininho.
Regue abundantemente, um pirex com azeite fino.
Arrume uma camada de bacalhau. Torne a regar, disponha as batatas cozidas cortadas em rodelas. Mais azeite. Arrume agora as rodelas de cebola e tomate, polvilhe a salsinha, regue mais. Leve ao forno e sirva bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 de Fevereiro dia da Internet Segura

INTERNET COM SEGURANÇA

Pensamento




"As pessoas mudam
quando se dão conta do potencial
que tem para mudar as coisas
."
(Paulo Coelho)