Abertura do ano letivo reúne 600 profissionais da Educação em Quissamã
A Prefeitura de Quissamã por meio da Secretaria de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira (05/02), no Ciep Brizolão 465 Dr. Amilcar P. da Silva, a abertura do ano letivo cujo tema escolhido foi “Educação para a paz”. O professor e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana – Cuba, Júlio Furtado, ministrou a palestra “Conteúdos e Competências na sala de aula: o que sai e o que fica?”, que reuniu em dois turnos, aproximadamente 600 profissionais da Rede Municipal de Ensino.
O professor Júlio elogiou bastante a Semed pela escolha do tema, pois nos dias de hoje, a paz é uma questão primordial. “Para que tudo dê certo, é necessário que estejamos dispostos a sair da teoria e irmos para a prática dando o nosso melhor, fazendo tudo com afinco, capricho, sem medo de nos jogarmos de cabeça nos projetos. Precisamos manter a esperança nas crianças para transformarmos o futuro num lugar desejado”, afirmou.
Educação para a paz é sem dúvida um tema que leva a inúmeras reflexões e discussões. A Secretaria tem como objetivo, contribuir para a segurança no município mediante a educação. Inúmeros projetos nascem com o intuito de colaborar para a restauração da harmonia, uma temática indispensável nos dias de hoje. Crianças, adolescentes, jovens e adultos estão por todos os lugares sem esperança, marginalizados perante um mundo displicente quanto à injustiça, violência, drogas lícitas e ilícitas, abusos e pobreza.
A escola também como espaço de humanização, cumpre seu dever de cidadania ao desempenhar um trabalho voltado aos valores que introduzem e desenvolvem a paz entre os desiguais. Avalia os conceitos críticos e conscientiza a fim de desvelar as injustiças que produzem vítimas. Nem todas as famílias possuem a estrutura necessária para uma educação voltada aos valores. As circunstâncias socioeconômicas e sociais têm se apresentado como fatores excludentes. Segundo a Coordenadora de Ensino, Amanda Fragoso, ultrapassar os muros escolares fará diferença.
“É de suma importância que as escolas se engajem nesse processo. Uma maneira eficaz, é o envolvimento de todos os projetos da rede com o tema: “Educação para a paz”. Conto e confio com os profissionais das escolas para levar o trabalho adiante da melhor maneira possível a fim de alcançarmos o sucesso esperado”, declarou bastante entusiasmado, o Secretário de Educação, Francisco Carlos Gomes.
Extraído d do site Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário