Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:
• 1- Definir o Tema ou Pergunta Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.
• 2- Encontrar fontes seguras Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.
• 3- Interpretar as informações encontradas Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.
• 4- Desenvolver a produção escrita Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações
• 5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides
• 6- Apresentar a bibliografia utilizada. Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.
Fontes:
· Revista Nova escola
· Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade
A Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, está situada no Município de Quissamã, norte do estado do Rio de Janeiro, na localidade de Barra do Furado. Atende os alunos da Educação Infantil e ensino Fundamental (1° e 2° Segmentos), em dois turnos. A filosofia da Escola é despertar os alunos para o exercício da cidadania oferecendo uma Educação de qualidade, através de atividades aplicadas à vida, despertando cidadãos críticos e pensantes que contribuem para um mundo melhor."
;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 de Fevereiro dia da Internet Segura
Pensamento
quando se dão conta do potencial
que tem para mudar as coisas."
(Paulo Coelho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário