Bate-Caixa é uma variante do Jongo, É uma dança coletiva do interior do Estado de São Paulo,seu berço de origem. O Bate-Caixa é dançado por ocasião das festas do Divino Espírito Santo.Instrumentos musicais: tambor e instrumentos regionais.
Coreografia: é uma dança de roda. Apresenta como característica, diferente das danças comunsdeste gênero, a circunstância de ficarem os músicos no meio do circulo. Os dançarinos giramsempre em cadência lenta. O tambor (caixa surda) destaca-se dos demais instrumentos. Cantamem diálogo: “O cabelo do santo... é ouro só”. “Os olhos do santo... é ouro só”. “Os dentes dosanto... é ouro só”.É dança do gênero do Jongo, entretanto, difere do Jongo típico e do Bambelô, que têm maisreviravoltas e requerem uma agilidade incrível.Data de registro: meados do século XX (~1950)
BATE-PÉ Bate-Pé é uma dança sapateada (regional), simples e de fácil execução, mas muito poucodifundida. Sua realização não depende de orquestra ou de emprego de instrumentos, bastandoapenas uma viola para animar o folguedo. É mais popular no interior do Estado de São Paulo.Data de registro: meados do século XX (~1950)
CARNAVAL Festa popular, coletiva, realizada anualmente nos três dias que antecedem a Quarta-feira de cinzas. Chamada também folia (folia de Momo, dias de folia).O carnaval reveste-se de características próprias segundo o lugar em que ocorre. Distingue-se, entre si, os carnavais de Nice, Veneza, Roma, Florença, Nova Orleans e Brasil.Diferencia-se, inclusive, no Brasil: no Rio de Janeiro, hoje, os eventos mais importantes do carnaval são os bailes de salão e os desfiles das escolas de samba. Em Salvador, predomina o carnaval de rua, ao som de trios elétricos, blocos e afoxés. Em Pernambuco, sobretudo em Olinda e Recife, são mais marcados os blocos de frevo e maracatu.Considera-se o carnaval uma reminiscência das festas dionisíacas da Grécia antiga, das bacanais, saturnais e lupercais romanas, todas de caráter orgiástico. São apontados também ligações com as festas dos doidos e das danças macabras medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento tenham-se transformado, tempos afora, nos bailes de máscaras do Renascimento e nos carnavais dos tempos modernos.
O carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVII, com o nome de entrudo. Essa forma de brincar, que persistiu durante a Colônia e a Monarquia, consistia num folguedo alegre mas violento. As pessoas atiravam umas nas outras água com bisnagas ou limões de cera e depois pó, cal e tudo que tivessem às mãos. Combatido como jogo selvagem, o entrudo prevaleceu até aparecerem elementos de brincar menos agressivos, como o confete, a serpentina e o lança-perfume. Daí em diante, através dos tempos, o carnaval foi inovando. Em 1840 realizou-se o primeiro baile. Em 1846 surgiu o Zé Pereira, grupo dos foliões de rua com bombos e tambores. Vieram depois os cordões, as sociedades carnavalescas, blocos e ranchos. O corso, hoje desaparecido, consistia num desfile de carros pelas ruas da cidade, todos de capota arriada, com foliões fantasiados atirando confetes e serpentinas uns nos outros. Em 1929, foi fundada a primeira escola de samba (Deixa Falar), no bairro carioca do Estácio, seguida de várias outras, no Rio de Janeiro e em outros estados.
Até o fim do século XIX os foliões dançavam e cantavam nas ruas quadrinhas anônimas, ao ritmo de percussão e ao som de bandas. A partir de Abre-alas (1899), da maestrina Chiquinha Gonzaga, a folia passou a ser animada por composições especialmente elaboradas para elas: são a marcha-rancho, o samba, a marchinha, o samba-enredo e o frevo, além da batucada.
A Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, está situada no Município de Quissamã, norte do estado do Rio de Janeiro, na localidade de Barra do Furado. Atende os alunos da Educação Infantil e ensino Fundamental (1° e 2° Segmentos), em dois turnos. A filosofia da Escola é despertar os alunos para o exercício da cidadania oferecendo uma Educação de qualidade, através de atividades aplicadas à vida, despertando cidadãos críticos e pensantes que contribuem para um mundo melhor."
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22 de agosto de 2009
22 DE AGOSTO DIA DO FOLCLORE
DANÇAS FOLCLORICAS DA REGIÃO SUDESTE - RIO DE JANEIRO-
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quando se dão conta do potencial
que tem para mudar as coisas."
(Paulo Coelho)
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